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Pelo direito de sonhar

12 de janeiro de 2021 Posted by admin In Resenhas de Livros

Resenhista: Débora Araújo, graduanda em Letras pela UFMG e representante pelo DCE das Moradias Universitárias da UFMG.

Quando cunhou o termo escrevivência,[1] Conceição Evaristo queria dar luz a uma forma de escrita, a qual ela vai descrever como escrita de dentro, que tivesse um poder intrínseco em que o porta-voz do drama literário é também uma pessoa real que poderia estar no lugar daquele que é personagem na trama. Em uma entrevista, ela resgata de um de seus escritos uma frase extremamente marcante. Ela diz: “Escrever é uma forma de sangrar, e a vida é uma sangria desatada”.[2]

De muitos modos, foi em Conceição e na sua escrevivência que eu pensei ao passar meus olhos pela primeira vez por Memória jovem: livro de memórias da Moradia Universitária da UFMG:[3] um ambicioso projeto apresentado como trabalho de conclusão de curso pela graduanda em Letras e escritora Íris Ladislau, em 2019, e publicado em 2020 pela Editora Margem, uma editora independente da qual a autora também é uma das idealizadoras.

O livro é todo artesanal, com encadernação costurada, capa dura feita de papel cartão Horlle cinza (3mm), lombada de tecido tricoline e acabamento muito bem feito, em 262 páginas. A obra é composta por relatos colhidos pessoalmente pela própria autora, através de entrevistas, retratando vivências reais de pessoas reais que, como ela, fazem ou fizeram parte do programa de moradia da Universidade Federal de Minas Gerais, mais especificamente das Moradias Universitárias Ouro Preto, situadas em Belo Horizonte. O Programa Permanente de Moradia Universitária é um projeto da UFMG que, através da Fundação Mendes Pimentel (FUMP), possibilita que alunas e alunos de todo o país, que não têm condições financeiras de se manterem em Belo Horizonte, residam, gratuitamente, nos apartamentos que compõem os três complexos de prédios situados na Avenida Fleming, no bairro Ouro Preto. O escopo do programa é garantir o direito à educação e a permanência dos alunos na Universidade Federal.

Logo no primeiro capítulo do livro, Íris introduz, de maneira narrativa, o tema do livro e explica seus métodos. A escrita é literária a todo o momento, e ela explica a opção pela modalidade neoconfessional para o registro das narrativas dos entrevistados, o que, do ponto de vista da leitura, dá um tom mais dramático e fluido – difícil, em alguns momentos, não se revoltar com os relatos, não rir, não se compadecer. É uma leitura que desperta a sensibilidade dos leitores, e também por isso ela é tão rica e representa tanto em termos de importância social.

Claro que ainda rola aquele momento em que você tá numa roda com os seus amigos e você escuta umas coisas tipo “nossa, como assim você não conhece o Louvre?”, sabe? (…) E, assim… Você fica meio sem graça, você fala: “Então, é, não conheço, não tenho dinheiro pra ir, nunca saí do país, o mais longe que eu fui é o Rio de Janeiro”. (Memória jovem, p. 226).

São muitas as vozes que compõem esse livro. O jeito de falar dos entrevistados e os delicados comentários da autora vão dando tom às experiências trágicas e até revoltantes dessas pessoas. O leitor é convidado a uma profunda reflexão sobre privilégios, ao mesmo tempo em que, às vezes, se pergunta como é que esse tipo de vivência não é mais publicizada – ao menos não na mesma medida em que são veiculadas manchetes que se referem à universidade pública como “balbúrdia” e “gasto de dinheiro público”. Esse, definitivamente, é um livro que deveria ser de leitura obrigatória a todos os críticos das cotas e também do ensino público superior.

Especialmente por estarmos vivendo um momento de fortes tensões no tocante à luta por direitos e de ataques às universidades públicas, o livro vem para mostrar histórias muitas vezes negligenciadas no cotidiano (especialmente no atual contexto político): vidas que foram transformadas pela educação ‒ e não só pela educação ‒, mas também pela garantia do acesso e da permanência nas universidades a estudantes socioeconomicamente vulneráveis através de políticas públicas de assistência estudantil, neste caso em particular, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). São histórias de pessoas cujo sonho de estudar em alguns momentos pareceu inalcançável ou impraticável, e que, hoje, ainda que com percalços pelo caminho, se concretiza ou mesmo já se concretizou.

Desde os movimentos de luta por moradia em meados dos anos de 1980, ainda sob o contexto da ditadura – e aqui cito a ocupação Borges da Costa, prédio da UFMG abandonado na época e que, até 1998, foi ocupado por estudantes pobres –,[4] até hoje, muita coisa mudou para os alunos da UFMG cujas vidas são marcadas por privações de diversos tipos e por dificuldades materiais. Essa luta não termina aqui, é claro. Como Memória jovem nos deixa saber de maneira emocionante, há muitas mentes brilhantes que apenas aguardam, nos lugares menos propícios deste país, uma oportunidade para mudarem o mundo – e também suas próprias realidades.

Memória Jovem é uma leitura dramática, que nos tensiona e compele a refletir, e que faz um convite à empatia e à união na luta pela garantia de direitos, para que a educação, enfim, seja um sonho que todos possam sonhar.

Você tem acesso ao livro aqui 

[1] EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: Alexandre, Marcos A. (org.) Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2017, p. 16-21.

[2] EVARISTO, Conceição. CONCEIÇÃO EVARISTO | Escrevivência. 2020. (23m17s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QXopKuvxevY >. Acesso em: 16 out. 2020.

[3] LADISLAU, Íris. Memória Jovem: livro de memórias da Moradia Universitária da UFMG. Belo Horizonte, MG: Margem, 2020.

[4] Conferir em: http://www.sjpmg.org.br/2016/10/coletivo-quer-resgatar-historia-da-ocupacao-estudantil-borges-da-costa/.