A Editora Luas é um projeto editorial feminista e foi fundada em Belo Horizonte-MG, em 2019, por Cecília Castro – norte mineira, feminista, ativista, mestranda em edição (CEFET-MG) e graduada em Letras/Português (bacharelado e licenciatura) pela PUC Minas. Nasce a partir de um anseio individual e coletivo por textos literários e teóricos/não ficcionais escritos por mulheres. A Luas é uma editora ambiciosa e audaciosa, dessas que sente, e sabe, o peso do silenciamento dado há tanto tempo a nós, mulheres, por isso tem um projeto editorial feminista que publica exclusivamente livros escritos por mulheres (cis e trans) e busca trabalhar preferencialmente com mulheres também. Seu catálogo é composto por três eixos e um selo infantil: 1. Literatura contemporânea; 2. Livros de não ficção – abarca diversas áreas do conhecimento sob a perspectiva feminista; 3. Coleção Precursoras – resgate de obras de autoras do séc. XIX e início do XX com estudo e notas de uma pesquisadora contemporânea; 4. Selo infantil Lunitas. Até o momento, o catálogo possui 16 livros publicados, diversificado com poesia, temáticas lesbofeministas, ecofeministas, memorialistas (autoria feminina, livros, periódicos etc.), parto, sexualidade, sociologia, antropologia, útero, patriarcado, entre outros.
Atualmente, temos três eixos principais de publicação:
Abarca todas as variáveis dos gêneros textuais, poema, romance, conto, crônica, teatro etc;
Estudos e discussões variadas de temáticas do corpo, da cultura, da política, da sociedade voltadas para a experiência do corpo de mulheres e suas especificidades e condições no contexto passado e presente da história. Abarca a perspectiva feminista em diversas áreas do conhecimento. Publicação de textos teóricos e acadêmicos.
Publicação de livros de escritoras brasileiras do séc. XIX e início do séc. XX que foram esquecidas ao longo da história e seus livros são de difícil acesso.