+55 31 9 8904-6028

A Editora Luas

A Editora Luas iniciou seus trabalhos no mercado editorial em 2019, nasce a partir de um anseio coletivo por textos literários e teóricos/não ficcionais escritos por mulheres: corpos que vivenciam experiências marcadas pelo machismo, racismo, misoginia, feminicídio, padrões destrutivos, mas marcados também pela maternidade (consentida, compulsória), sexualidade, ciclo menstrual, sabedorias profundas e ancestrais, criatividade etc. Mulheres que têm se encontrado, formado grupos de estudos, de sagrado feminino, coletivos feministas, partidos políticos, procurando cada vez mais se informar, trocar experiências, fazer arte, exigir direitos e mudanças, transformar a realidade. Com isso, aumenta o interesse por textos produzidos por mulheres, que abarcam seus olhares, suas perspectivas, suas experiências, seus corpos.

Ao mesmo tempo, percebe-se a discrepância em relação ao que há séculos está sendo produzido pelo homem, além da dificuldade maior das mulheres, ainda hoje, em ter seus originais publicados. Diante de todo esse contexto, imensamente desigual, criamos a Editora Luas para encontrar, publicar e unir mulheres em torno da linguagem escrita, da produção editorial, da arte, de estudos e pesquisas em todas as áreas com foco no universo da mulher, com uma perspectiva feminista.

Atualmente, temos três eixos principais de publicação:

Abarca todas as variáveis dos gêneros textuais, poema, romance, conto, crônica, teatro etc;

Estudos e discussões variadas de temáticas do corpo, da cultura, da política, da sociedade voltadas para a experiência do corpo feminino e suas especificidades e condições no contexto passado e presente da história.

Publicação de livros de escritoras brasileiras do séc. XIX e início do séc. XX que foram esquecidas ao longo da história e seus livros são de difícil acesso.

“O fim do patriarcado e o início de uma nova era.
A transformação será feminista!”

Cecília Castro