Manifesto Feminista nº02
“Eu vim escrever, vim chamar vocês / vozes, vim pedir ajuda, vim tentar nos acordar e dizer
EEIIII!! estão nos matando!” – mariam pessah
A Editora Luas tem um compromisso social, histórico, ético e político com o contexto e a escrita das mulheres, por isso publicamos exclusivamente livros de escritoras, contemplando novas vozes, mas sem perder o eco das que nos antecederam. Sabemos que historicamente há muitas formas de resistência que as mulheres criaram, e uma delas é a escrita. Em épocas de crise, de ditaduras, uma das saídas é pela arte, pela escrita, pela performance. E o momento que estamos vivendo é gravíssimo. Portanto, seguimos com o compromisso de cultivar, promover encontros fortalecedores, trazendo ao público as nossas expressões de alma, angústias, análises, críticas, novas perspectivas e possibilidades de transformação. Diante desse contexto e de bons encontros que temos tido com mulheres incríveis, surgiu a vontade de trazer a vocês, nossa pública leitora, Manifestos Feministas com o intuito de provocar e convocar mulheres para ações – individual e coletiva – transformadoras. Todos os manifestos virão em edição bilíngue (português/espanhol ou português/inglês) para nos aproximarmos internacionalmente. Em tempos difíceis, a união e as manifestações de mulheres promoveram resistências e renovações.
Seguimos contribuindo com flor e garra!
Editora Luas
*Todo o processo que envolve os Manifestos Feministas é colaborativo e sem fins lucrativos. Distribuição e circulação gratuita.
Sobre o Manifesto Feminista nº02 – Junho de 2021
Título “Até quando?” – escrito por mariam pessah: escritora, poeta, aRTivista feminista, nascida na Argentina, e mora há 20 anos em Porto Alegre. Seu livro mais recente publicado é Grito de mar, Editora Taverna, 2019, e também participou de coletâneas e antologias. Organiza há 4 anos o Sarau das minas/Porto Alegre que tem objetivo de visibilizar a literatura de autoria de mulheres/não bináries. Atualmente ministra oficina de Escrita e criatividade feminiSta, também trabalha como tradutora e está escrevendo uma novela.